Como ler e ou entender a medida do pneu

Como ler e ou entender a medida do pneu, você já deve ter se deparado com aquela série de números e letras inscritos nas laterais dos pneus de carros, correto?

Os pneus são fabricados para todos os tipos de veículos, tração, terreno, tamanhos e velocidades. Para escolher o mais adequado, quais os tamanhos e tipos compatíveis, essas informações vem escrita nas laterais dos pneus. Nessas informações vemos também índices de carga e velocidade máxima que os mesmos suportam em seu método de construção.

Como ler as indicações de medidas

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Nas laterais de cada pneu, desde carros de passeio a veículos de grande porte, existem essas inscrições: 195/55 R15 85h.

Com aros de vários tamanhos e necessidades, os pneus foram criados para suprir várias necessidades distintas, de cargas, pressão, tamanho e velocidade. Outra questão é que as necessidades durante a rodagem de cada modelo de pneu são diferentes.

Então, um pneu para um carro de passeio que viaja em perímetro urbano e trabalha numa velocidade máxima de 140 km/h tem necessidades de construção, tamanho e material diferentes para um carro de tração 4×4 ou para um veículo esportivo. Cada modelo de pneu tem uma particularidade e é adequado a um tipo de uso.

As indicações das dimensões de um pneu são expressas em milímetros e polegadas. Geralmente as medidas do aro são feitas em polegadas. As dimensões que obtemos do pneu são: aro, largura e tamanho da parede (comumente chamado de perfil ou altura).

Largura do pneu
No pneu de exemplo (195/55 R15 85h), o primeiro número 195 refere-se a largura que seu pneu tem, é medida em mm (milímetros). Assim sendo, esse pneu que usamos como exemplo tem 195 milímetros de largura.

Altura do pneu
O segundo número, 55, se refere à porcentagem da relação entre a largura e altura lateral (flanco).

Como é uma porcentagem sobre a largura do pneu, para saber tal medida em milímetros precisamos multiplicar a porcentagem 55, pela largura do pneu. Ou seja:

55% X 195 = 107,25 mm.

O pneu do exemplo tem uma altura lateral de 107,25 mm. Agora vamos ao tamanho do aro que o pneu suporta.

Qual o método de fabricação?
A maioria dos pneus fabricados atualmente vem com a inscrição R logo antes do tamanho de aro suportado. Essa inscrição indica que este pneu foi construído radialmente. Os pneus radiais têm uma relação de consumo, rigidez, durabilidade, resistência, estabilidade e conforto superiores aos modelos de construção mais antigos.

Radial significa que as lonas da carcaça foram fabricadas de forma perpendicular em direção ao centro do pneu.

Os pneus que não são radiais vêm com um traço – no lugar do R, o que indica que na construção desses pneus suas lonas foram colocadas de forma diagonal. Uma tecnologia antiga que é mais usada em estradas não pavimentadas, isso porque tem uma resistência a cortes nas laterais maior e tem um preço inferior.

Tamanho do Aro do pneu
O tamanho do aro é o terceiro número a aparecer e é medido por polegadas – no caso, o aro adequado para montagem da roda seria um aro de 15 polegadas.

Indicações da capacidade de carga
Além das medidas expressas na lateral do pneu, existem índices e códigos para expressar certas características que foram certificadas, homologadas para cada modelo de pneu. Um desses índices se chama “índice de carga”.

O índice de carga é um número que geralmente se compreende de 75 a 100 em carros de passeio, e indica qual a capacidade máxima e segura de carga que aquele pneu suporta, expresso em quilogramas. Quanto maior esse número, mais carga esse pneu suporta.

Portanto, o pneu do exemplo, adequadamente calibrado, suportaria 515 quilos (cada).

O índice da capacidade de carga é expresso por código, onde cada número representa um peso de carga suportado. Para ficar ciente sobre qual carga seu equipamento suporta, basta acessar a tabela de índice de carga do pneu.

É muito importante ficar atento aos índices para que não se comprometa nem a durabilidade do produto nem a segurança do veículo e dos passageiros.

Listagem de velocidade máxima
O último índice que vem indicado na lateral do seu pneu é uma letra indicando qual a maior velocidade certificada que aquele pneu suporta com segurança, observando-se a correta calibragem e todas as medidas de segurança e instalação.

Para ficar ciente dessa informação, é necessário verificar a tabela de referência.

O índice de velocidade é representado por uma letra que varia entre a letra A (velocidades menores) até a letra B (velocidades menores) excetuando-se apenas o H que se situa entre as letras U e V. Este, parecido com o índice de carga, tem uma letra correspondente a um número, expresso em km/h.

Confira abaixo, a letra e a velocidade correspondente em Km/h:

G: 90 km/h

J: 100 km/h

K: 110 km/h

L: 120 km/h

M: 130 km/h

N: 140 km/h

P: 150 km/h

Q: 160 km/h

R: 170 km/h

S: 180 km/h

T: 190 km/h

U: 200 km/h

H: 210 km/h

V: 240 km/h

*ZR: > 240 km/h

W: 270 km/h

Y: 300 km/h

*ZR se refere a um grupo em especial de pneus que suportam velocidades acima de 240 km/h.

Atenção: mantenha-se nos limites de velocidade estabelecidos nas leis de trânsito vigentes onde estiver rodando. As indicações de velocidade certificadas nos pneus são valores de referência ligados à capacidade do produto, não sendo de maneira nenhuma autorizado a infringir as regras de trânsito.

Dirija com cuidado e segurança
Agora que você já está ciente de todas as inscrições que vêm nos seus pneus e nas medidas certas dos seus pneus, lembre-se de consultar um profissional especializado e de confiança.

Para que os pneus ofereçam sempre uma boa qualidade ao rodar, mantenha-os calibrados corretamente. Consulte o manual de instruções de seu veículo e a documentação do pneu para saber mais.

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