Alinhamento
Alinhamento consiste na medição da convergência, cambagem e caster do veículo e posterior ajuste dentro das especificações da montadora. Sabemos que nossos veículos precisam de um alinhamento de roda de tempo em tempo. Se você não fizer isso com freqüência suficiente, corre o risco de perder tempo e dinheiro.
Uma série de medições e ajustes feitos em seu carro para garantir que todas as rodas fiquem paralelas umas às outras (até o nível das especificações do fabricante) e, em seguida, uma segunda série de ajustes para garantir que as rodas estejam perpendiculares ao solo.
As medições são as mais específicas possíveis e variam de acordo com o ano, a marca e o modelo do seu veículo. O objetivo de manter um bom alinhamento das rodas é minimizar a resistência que os pneus criam. Fazê-los rolar suavemente e alinhados uns com os outros ajuda você a economizar custos de combustível e fará com que seus pneus durem mais.
Dê uma olhada nesta série de fotos mostrando três das principais medidas que entram em um alinhamento de roda:
Como você pode ver, qualquer roda que esteja fora de alinhamento afetará todo o seu veículo. As configurações corretas são muito precisas e sensíveis. Existem 360 graus num círculo e cada um desses graus é composto por 60 minutos. Muitos veículos têm uma tolerância de menos de 10 minutos antes que uma roda seja considerada fora. Isso é apenas um sexto de um grau.
A próxima coisa a considerar é o que faz um carro sair do alinhamento. Entender isso pode ajudá-lo a evitar os perigos e hábitos de direção que lhe custam dinheiro.
Seu carro pode sair do alinhamento de várias formas, mas o mais comum é acertar algo com seu pneu com força. Geralmente passando por um buraco ou um obstáculo na estrada como o quebra-mola ou tartaruga (catadióptrico). Este tipo de choque súbito pode colocar a roda para fora do alinhamento imediatamente.
Deixe um comentário
Quer juntar-se a discussão?Sinta-se livre para contribuir!